O Lixo a la Carte é um blog que pretende fazer a comunicação de quem tem excedentes materiais que estejam ainda dentro do seu tempo de vida, com quem lhes possa dar ainda alguma dignidade. É importante lembrar que o R de reutilizar vem à frente do R de reciclar. De clips a cadeiras ou a velhos computadores, tudo é possível!



.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Lixo a la Carte já está a dar frutos!

Já chegaram ao ATL algumas resmas de papel para reutilizar (algum até veio do Porto!), bem como material para actividades de expressão plástica das crianças. Por outro lado, já temos também caixotes a ser reencaminhados para um casal que vai fazer mudanças.

Obrigada a todos,

Lixo a la Carte

sábado, 16 de janeiro de 2010

Dúvidas na reciclagem?



Existem apenas alguns passos básicos que deve seguir de forma a tornar o processo de reciclagem mais eficiente:
  • Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens;
  • Quando possível, espalme-as para ocuparem menos espaço em casa, facilitar o seu transporte e diminuir o número de deslocações ao ecoponto;
  • Deposite no ecoponto o saco que usou para transportar as embalagens usadas.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Papel para rascunho

Procura-se papel  inutilizado de um dos lados para servir de folha de rascunho ou para desenhos num atl. Contactar lixoalacarte@gmail.com.

Caixotes de cartão

O primeiro post é por conta da casa!
Quinzenalmente temos disponíveis na zona das Amoreiras cerca de 5 a 10 caixotes de cartão novos que vão directamente para o papelão. As dimensões variam, mas rondam os 60x60x50cm.

Os interessados devem contactar-nos através do lixoalacarte@gmail.com.

Lixo a la Carte

Num destes sábados de Dezembro, em que foi habitual a família toda juntar-se em Campo de Ourique para almoçar, vi a minha mãe a desencaixotar material que chegou para a loja e a desmontar cuidadosamente os caixotes para os colocar no papelão. Fiquei petrificada ao perceber que o tempo de vida daqueles caixotes enormes é igual ao tempo do percurso que fazem entre a fábrica e as lojas. E não sabe ninguém a quantidade de cartão de morte rápida que vai parar ao lixo indiferenciado...
Lógico que já falei neste assunto com quem me fui cruzando e, curiosamente, foram-me chegando ideias engraçadas e diferentes.
Uma das pessoas com quem falei foi o David, que no trânsito da segunda circular, me disse: porque é que não crias um blog sobre isso? E pronto, cá estou eu a engendrar a ideia e a sondar o meu pequeno mercado!
O Hel já se prontificou para me ajudar (para não variar), mas já foi dormir e eu fiquei aqui com o cérebro a fervilhar..
Vamos então retomar o fio à meada que isto está a ficar confuso.. a Maria viu os caixotes desmontados e alinhados como que nos cuidados paliativos e lembrou-se: será que não haverá nenhuma empresa de mudanças sedenta de caixotes viris e de boa aparência a custo zero? Tudo o que teriam que fazer era vir buscá-los (o que já dava uma grande ajuda à minha mãe!)

E se conseguíssemos criar uma rede entre quem tem excedente e quem o quer? A Maria já vai ao centro de impressões buscar as sobras gigantes de papel para levar para os miúdos do atl, a Ana vai à loja do pvc buscar sobras para material para maquetes, o David manda o excedente de madeiras das obras da Teixeira Duarte para o fogão de uma agradecida padaria. Mas não será possível ampliar estas vontades para uma escala maior?


Aqui fica então um espaço para este fim (que tem pretensões de um dia ser promovido a site) e que vai ansiosamente esperar que alguma alma caridosa e ambiental tenha tempo e meios para a desenvolver (principalmente eu própria).

Fica aqui um site (com o mesmo efeito) que estou a sondar se é realmente funcional.

http://br.groups.yahoo.com/group/LisboaFreecycle/