O Lixo a la Carte é um blog que pretende fazer a comunicação de quem tem excedentes materiais que estejam ainda dentro do seu tempo de vida, com quem lhes possa dar ainda alguma dignidade. É importante lembrar que o R de reutilizar vem à frente do R de reciclar. De clips a cadeiras ou a velhos computadores, tudo é possível!



.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Resíduos Sólidos - O fim de uma estratégia!




por Rui Ribeiro, será apresentado publicamente em Janeiro.


sábado, 25 de setembro de 2010

Reaproveitar



Ideia muito prática para fazer um sistema de fecho em sacos de plástico. Corta-se a garrafa abaixo do gargalo, passa-se o saco por dentro do gargalo cortado e depois basta fechar a tampa.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Óculos de sol usados

Envolva-se

Nos últimos nove anos, os Lions enviaram cerca de 48 milhões de óculos para os Centros Leonísticos de Reciclagem de Óculos oficiais. Embora este número impressione, milhares de outros óculos permanecem esquecidos em gavetas, porta-luvas, caixas de achados e perdidos em escritórios, aeroportos e hotéis.

Desde o apelo de Helen Keller para que se tornassem “Paladinos dos Cegos” em 1925, os Lions desencadearam uma cruzada para a conservação da visão.

A necessidade é imensa - uma em cada quatro crianças não consegue ver bem o suficiente para ler sem óculos. Ao chegar aos 40 anos, 90% de todos os adultos precisarão de óculos. A vida de cerca de 500 milhões de pessoas no mundo inteiro melhoraria com uns simples óculos graduados. Estas estatísticas assombrosas antes da Organização Mundial da Saúde demonstram porque os Lions precisam continuar com seus esforços para recolher e reciclar óculos.

Os óculos que são doados a países em desenvolvimento permitem a um grande número de pessoas ver bem pela primeira vez na vida.

Reciclar óculos custa tão pouco, ainda assim a despesa para corrigir deficiências visuais é astronómica para muitas pessoas em países em desenvolvimento. Em muitos países, um exame de vista custa tanto quanto o salário mensal e muitas vezes há apenas um médico para centenas de milhares de pacientes fazendo com que seja extremamente difícil consultar com um oftalmologista.

Problemas de visão deficiente deixados de lado, sem tratamento, podem levar à cegueira ou ao desemprego de adultos. O programa de doação de óculos beneficia milhões de pessoas todos os anos.

Directrizes do Programa

Todos os tipos de óculos para crianças e adultos são bem-vindos, inclusive os de grau muito forte ou fraco. Óculos para leitura e óculos de sol são também aproveitados.

Os óculos recolhidos podem ser enviados pelos CTT ou entregues directamente no:

Distrito Múltiplo 115 do Lions Club

Rua Basílio Teles, 17 - 3º C

1070-020 Lisboa

(Junto ao IPO em Lisboa – à Praça de Espanha)


Enviado pela Inês

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mais frutos

Olá João, como estás?

Olha, estamos a pensar desenvolver aqui na empresa uma campanha de recolha de manuais escolares usados (aqueles que nos ocupam prateleiras lá em casa), mas não consigo encontrar uma entidade que lhes dê um fim…

Achas que podes ajudar-me? Conheces alguma que faça esta recolha?

segunda-feira, 15 de março de 2010

Móveis



Aceitam-se móveis velhos e aparelhos de cozinha para 3 jovens que estão a montar casa num bairro histórico de Lisboa. Agradece-se contacto para lixoalacarte@gmail.com.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dá-se secretária de pc


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Limpar Portugal num só dia


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Porta-moedas


Aceitam-se garrafões de água e tecidos para a elaboração de carteiras totalmente recicladas para o dia da mãe. Estes presentes irão ser embrulhados nos pacotes de sumo que gastamos todos os dias no lanche do atl.

Papel para que te quero

Já está a caminho mais uma quantidade de papel para o nosso ATL!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que tem chegado ao Lixo a la Carte

Olá.
Através de uma amiga cheguei a este blog e gostaria de saber como funciona.
Eu pessoalmente preciso de caixotes de cartão pois vou mudar de casa e toda a ajuda é bem vinda. Não sei dizer quantos precisarei mas talvez na casa dos 20 caixotes...
Precisarei disto a partir de 3 de Março, mas obviamente quanto mais cedo os tiver melhor. Eu pessoalmente encontro-me em Inglaterra mas tenho quem possa ir buscar os caixotes, preciso só de saber onde e quando e se há algum custo associado.

Obrigado pela disponibilidade,
Petia Costa Pereira





Boa tarde!
Gostei de saber que há interesses por estas sobras de papéis, pois eu tenho tantos e fico com peninha de jogar no lixo, pois sei que podem ser utilizados p/ rascunhos. Me diz como posso fazer, uma idéia...pois sou de Santos. Obrigado e Abraços!

Muito obrigado pelo retorno... Quero dizer que a minha curiosidade surgiu a partir da demanda de papeladas que eu juntei, durante os quatro anos de cursinho do meu filho. Há todo tipo de papel, mas o que mais predomina mesmo são folhas de sulfites usadas só de um lado. Estão em ótimo estado, sem amassos, são provas, trabalhos e afins... Já pensei em levar para alguma Ong, e ou instituição por aqui mesmo, mas primeiro terei que fazer uma pesquisa, pois tenhomtb bastante revistas e outros...Quanto ao endereço, descobri entrando no Google com o título: "Lixo de papéis para rascunhos"...que por sinal achei bastante interessante, e até tentei na própria página de vocês, enviar um comentário, mas depois que escrevi tudo, não soube enviar, embora, fizodos os procedimentos pedidos... Mais uma vez, obrigado pela atenção! Abraços...



Os pedidos estão a ser encaminhados.

Obrigada a todos!

Lixo a la Carte

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Lixo a la Carte já está a dar frutos!

Já chegaram ao ATL algumas resmas de papel para reutilizar (algum até veio do Porto!), bem como material para actividades de expressão plástica das crianças. Por outro lado, já temos também caixotes a ser reencaminhados para um casal que vai fazer mudanças.

Obrigada a todos,

Lixo a la Carte

sábado, 16 de janeiro de 2010

Dúvidas na reciclagem?



Existem apenas alguns passos básicos que deve seguir de forma a tornar o processo de reciclagem mais eficiente:
  • Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens;
  • Quando possível, espalme-as para ocuparem menos espaço em casa, facilitar o seu transporte e diminuir o número de deslocações ao ecoponto;
  • Deposite no ecoponto o saco que usou para transportar as embalagens usadas.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Papel para rascunho

Procura-se papel  inutilizado de um dos lados para servir de folha de rascunho ou para desenhos num atl. Contactar lixoalacarte@gmail.com.

Caixotes de cartão

O primeiro post é por conta da casa!
Quinzenalmente temos disponíveis na zona das Amoreiras cerca de 5 a 10 caixotes de cartão novos que vão directamente para o papelão. As dimensões variam, mas rondam os 60x60x50cm.

Os interessados devem contactar-nos através do lixoalacarte@gmail.com.

Lixo a la Carte

Num destes sábados de Dezembro, em que foi habitual a família toda juntar-se em Campo de Ourique para almoçar, vi a minha mãe a desencaixotar material que chegou para a loja e a desmontar cuidadosamente os caixotes para os colocar no papelão. Fiquei petrificada ao perceber que o tempo de vida daqueles caixotes enormes é igual ao tempo do percurso que fazem entre a fábrica e as lojas. E não sabe ninguém a quantidade de cartão de morte rápida que vai parar ao lixo indiferenciado...
Lógico que já falei neste assunto com quem me fui cruzando e, curiosamente, foram-me chegando ideias engraçadas e diferentes.
Uma das pessoas com quem falei foi o David, que no trânsito da segunda circular, me disse: porque é que não crias um blog sobre isso? E pronto, cá estou eu a engendrar a ideia e a sondar o meu pequeno mercado!
O Hel já se prontificou para me ajudar (para não variar), mas já foi dormir e eu fiquei aqui com o cérebro a fervilhar..
Vamos então retomar o fio à meada que isto está a ficar confuso.. a Maria viu os caixotes desmontados e alinhados como que nos cuidados paliativos e lembrou-se: será que não haverá nenhuma empresa de mudanças sedenta de caixotes viris e de boa aparência a custo zero? Tudo o que teriam que fazer era vir buscá-los (o que já dava uma grande ajuda à minha mãe!)

E se conseguíssemos criar uma rede entre quem tem excedente e quem o quer? A Maria já vai ao centro de impressões buscar as sobras gigantes de papel para levar para os miúdos do atl, a Ana vai à loja do pvc buscar sobras para material para maquetes, o David manda o excedente de madeiras das obras da Teixeira Duarte para o fogão de uma agradecida padaria. Mas não será possível ampliar estas vontades para uma escala maior?


Aqui fica então um espaço para este fim (que tem pretensões de um dia ser promovido a site) e que vai ansiosamente esperar que alguma alma caridosa e ambiental tenha tempo e meios para a desenvolver (principalmente eu própria).

Fica aqui um site (com o mesmo efeito) que estou a sondar se é realmente funcional.

http://br.groups.yahoo.com/group/LisboaFreecycle/