O Lixo a la Carte é um blog que pretende fazer a comunicação de quem tem excedentes materiais que estejam ainda dentro do seu tempo de vida, com quem lhes possa dar ainda alguma dignidade. É importante lembrar que o R de reutilizar vem à frente do R de reciclar. De clips a cadeiras ou a velhos computadores, tudo é possível!



.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lixo a la Carte

Num destes sábados de Dezembro, em que foi habitual a família toda juntar-se em Campo de Ourique para almoçar, vi a minha mãe a desencaixotar material que chegou para a loja e a desmontar cuidadosamente os caixotes para os colocar no papelão. Fiquei petrificada ao perceber que o tempo de vida daqueles caixotes enormes é igual ao tempo do percurso que fazem entre a fábrica e as lojas. E não sabe ninguém a quantidade de cartão de morte rápida que vai parar ao lixo indiferenciado...
Lógico que já falei neste assunto com quem me fui cruzando e, curiosamente, foram-me chegando ideias engraçadas e diferentes.
Uma das pessoas com quem falei foi o David, que no trânsito da segunda circular, me disse: porque é que não crias um blog sobre isso? E pronto, cá estou eu a engendrar a ideia e a sondar o meu pequeno mercado!
O Hel já se prontificou para me ajudar (para não variar), mas já foi dormir e eu fiquei aqui com o cérebro a fervilhar..
Vamos então retomar o fio à meada que isto está a ficar confuso.. a Maria viu os caixotes desmontados e alinhados como que nos cuidados paliativos e lembrou-se: será que não haverá nenhuma empresa de mudanças sedenta de caixotes viris e de boa aparência a custo zero? Tudo o que teriam que fazer era vir buscá-los (o que já dava uma grande ajuda à minha mãe!)

E se conseguíssemos criar uma rede entre quem tem excedente e quem o quer? A Maria já vai ao centro de impressões buscar as sobras gigantes de papel para levar para os miúdos do atl, a Ana vai à loja do pvc buscar sobras para material para maquetes, o David manda o excedente de madeiras das obras da Teixeira Duarte para o fogão de uma agradecida padaria. Mas não será possível ampliar estas vontades para uma escala maior?


Aqui fica então um espaço para este fim (que tem pretensões de um dia ser promovido a site) e que vai ansiosamente esperar que alguma alma caridosa e ambiental tenha tempo e meios para a desenvolver (principalmente eu própria).

Fica aqui um site (com o mesmo efeito) que estou a sondar se é realmente funcional.

http://br.groups.yahoo.com/group/LisboaFreecycle/

7 comentários:

Anna disse...

vamos então unir esforços... eu já comecei... Toca a fazer maquetes!!!
Ana

Rosa Margarida disse...

Acho esta idéia muito boa. De caixotes de cartão podemos fazer casinhas para ter nos quartos das crianças (resulta mesmo - ver blog "diasmaiores"), carros e combóios que os próprios miúdos podem decorar e riscar à vontade. Eu já sou uma "semi-nova" (optimismo) mas lembro sempre o que eu e o meu irmão fazíamos na aldeia com os caixotes de sabão (eram de madeira, nessa época sem empalagens). Era um nunca mais acabar de brinquedos e brincadeiras... Vamos REUTILIZAR !
Rosa

Monia disse...

Tenho uma ideia para reutilizar alguns desses caixotes: vou mudar de casa no final do mês e preciso de todos os caixotes que conseguir arranjar. Estava a pensar pedi-los ao Pingo Doce, mas eles às vezes são esquisitos com essas coisas. Posso oferecer-me para os ir buscar à loja?

Unknown disse...

Viva! Eu faço parte do Lisboa Freecycle e funciona bem. Boas trocas*

Lixo a la Carte disse...

Monia, de momento, já com dois pedidos de caixotes, o stock não está muito recheado. Entretanto, se até ao final do mês houver alguma enchente, contacto-a (se me deixar o seu contacto por e-mail. Entretanto, vou informar-me de outros sítios que tenham caixotes em bom estado para poder dar resposta aos pedidos.

Obrigado,

Lixo a la Carte

Monia disse...

Olá,
o meu e-mail é: moniafilipe@gmail.com

Vou começar as mudanças este fim-de-semana, seria fantástico se conseguisse alguns caixotes. Senão, lá terei de ir pedi-los ao Pingo Doce... ;) Obrigada!

Lixo a la Carte disse...

Bom dia Monia,

Nas últimas duas semanas não houve nenhuma entrega na loja, por isso não há caixotes. Espero que tenha sorte com o Pingo Doce e que as mudanças corram na perfeição.



Atentamente,

Lixo a La Carte